7 erros que podem irritar seus clientes

f523efc3a6332eaf39dda00485f16f7aVi uma matéria muito legal no site Designers Brasileiros e resolvi colocar para vocês aqui. Na matéria mostra os 7 erros básicos que muitos freelancers cometem ao atender um cliente. Apenas um detalhe que gostaria de ressaltar é que, tudo bem que temos que cumprir e fazer o melhor possível ao cliente, mas lembre-se também, tudo tem limite. Cuidado com clientes que acham que pode te menosprezar, te tratar mal, etc. Você é um profissional e como tal merece respeito. Sempre faça um contrato para te proteger !

Abaixo a matéria na íntegra:

Conseguir um cliente pode ser difícil e trabalhoso. Perder um cliente pode ser fácil e exigir pouco esforço. Por isso é importante que designers, programadores, ilustradores e afins cuidem bem daqueles que são responsáveis pelo tão querido dinheirinho que entra na conta.

Pegue caneta e papel e anote 7 erros que devem ser evitados, pois provavelmente irritarão seus clientes.

1) Falta de comunicação
Uma grande porcentagem dos problemas que surgem com clientes (e mesmo com chefes e colegas de trabalho) poderiam ser resolvidos se a comunicação não fosse negligenciada. É de suma importância que o cliente esteja informado de todos os processos do serviço – inclusive o não cumprimento de prazos ou uma cagada que você cometeu no meio do processo. Muitos clientes não farão muito drama em aceitar o job com alguns dias de atraso, desde que sejam avisados disso, com certa antecedência.

2) Estrelismo
“Ai, eu sou designer, sou o rei do mundo. Meus layouts são os melhores, eu sei de tudo, não gostou vai se ferrar.” Pode acreditar, existem designers (e programadores, e ilustradores…) que se acham acima de qualquer opinião ou crítica. Dão piti quando um cliente não aprova aquilo que eles julgaram ser sua obra-prima. Saber negociar ao ouvir um “não” é essencial.

3) Usar muitos termos técnicos
Às vezes é sem querer, mas muitos profissionais acabam esquecendo que muitos clientes são leigos no assunto e acabam enchendo a mesa de reunião com termos técnicos, deixando o cliente com cara de ponto de interrogação. Talvez seja interessante explicar um assunto técnico de uma forma mais didática, talvez fazendo comparações e analogias.

4) Atrasos
A palavra “atraso” dificilmente estará em uma frase com um final feliz. Se marcou uma reunião com um cliente, esteja preparado para imprevistos saindo com no mínimo 30 minutos de antecedência. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Chegar no local marcado para a reunião atrasado é péssimo. Se ver que o atraso é inevitável, não se esqueça de avisar o cliente antes e pedir sinceras desculpas. Para evitar essa “saia-justa”, procure organizar sua rotina.

5) Inflexibilidade
Situações mudam, pessoas mudam e talvez seja necessário mudar os planos. Pode ser que seu cliente lhe peça para diminuir o prazo do projeto pois surgiu um imprevisto enorme. Dizer logo de cara um sonoro “não” pode irritá-lo. Se o projeto estiver adiantado, agrade o cliente com o adiantamento do prazo final. Porém, se ver que realmente não é possível acatar o pedido de seu cliente, a melhor saída é a sinceridade. Seja flexível, mas dentro do possível.

6) Falta de tato
Por mais chato que o cliente seja, é essencial ter uma grande medida de tato ao lidar com eles. Isso significa ser firme no que diz, porém sem ofendê-lo ou irrita-lo. Grosseria não vai servir para nada. Mesmo que o cliente lhe ofenda, lembre-se que o profissional é você. Mantenha a calma, conte até dez e só depois disso xingue a mãe dele. (A última parte é brincadeira!)

7) Impaciência
Alguns clientes saberão exatamente o que querem. Outros não. Para alguns, serão necessárias várias reuniões para que entendam o propósito do projeto ou mesmo para que você descubra o que eles realmente querem. A paciência é uma das maiores virtudes. E, acredite, você precisará muito dela.


1 Comentário de “7 erros que podem irritar seus clientes”

  1. Diego Silva disse:

    Alexandre parabéns pelo artigo.
    Achei todas as orientações muito boas.
    Sou estudante de web design pelo curso adv aqui no rio de janeiro, http://www.cursoadv.com.br
    Como quero me dedicar primeiramente como freelancer essas dicas serão de extrema importância.
    Acho que poderia ser acrescentado uma coisa: uma boa apresentação pessoal, como dito na dica 4 a primeira impressão é a que fica, mesmo se alguns clientes não ligarem se você aparecer de calça jeans e camisa de banda numa reunião a grande maioria não vai querer fechar se você não estiver se apresentando de forma mais profissional.
    Abraço.

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