8 passos para fazer um apresentação de empresa no power point

O power point é um recurso em nossas vidas desde a época acadêmica, em que são preparadas apresentações de trabalhos para nos auxiliar na organização das idéias e a manter o ritmo durante nosso discurso. As apresentações de slide em power point também nos ajudam a prender a atenção dos colegas.
Ao adentrarmos a vida profissional o recurso muitas vezes deixa de ser uma maneira de suporte e transforma-se em uma ferramenta imprescindível na elaboração de projetos, apresentação resultados ou na prática de treinamentos de equipes.

 

Mas mesmo para aqueles que convivem com o power point desde a vida acadêmica, é preciso estar atento em alguns aspectos para que as apresentações de empresa no power point não se transformem em uma armadilha enfadonha, acabem com a sua reputação ou gerem confusão durante seu evento.

Nós iremos apresentar 8 passos para ajuda-lo a criar apresentações corporativas extremamente eficazes e consolidar o software como um poderoso aliado em sua carreira.

 

 

1 – Tome cuidado ao compor cada 1 de seus slides

 

Existem alguns detalhes que exigem atenção no momento da escrita e posteriormente durante o processo de formatação de seu slide.

Primeiramente você deve estar atento ao copiar textos de outros locais, seja de algum site da internet, um arquivo pdf ou até mesmo algum outro documento da empresa, pois é necessário que se apresente a fonte da informação para que não ocorra confusão por parte do seu espectador, que pode já ter conhecimento da informação original e entender que você está tentando ludibriá-lo e também porque o texto copiado pode vir acompanhado da sua formatação original e fugir do contexto do restante do slide.

 

O layout de seu slide deve ser bastante simples, privilegiando as chamadas principais dos assuntos abordados. Evite criar um carnaval de cores e posicionar os textos de maneira amontoada, pois isso torna difícil a compreensão do tema que está sendo tratado naquele slide. Você pode e deve utilizar recursos como imagens atraentes e cores vivas, mas não se esqueça que estes recursos necessitam de equilíbrio em sua utilização.

Também temos que salientar que a escolha de uma fonte de fácil leitura e de cores com um bom contraste são essenciais para que seu slide tem sucesso na comunicação com o público, bem como é importante um bom espaçamento entre linhas, parágrafos e títulos. A distância correta entre uma chamada e o parágrafo dará mais uma ferramenta de organização mental ao espectador.

 

 

2- Crie um padrão para sua apresentação

 

 

Você deve ter em mente que apesar de cada slide ter suas informações e suas chamadas, eles são partes de uma mesma apresentação, ou seja, ele precisa ter características únicas que o deixem diferente dos outros slides, mas também deve ser harmônico com o restante da apresentação. Evite a utilização de vários tipos de fontes e cores de maneira aleatória em seus slides.

Para que uma apresentação de empresa no power point possua um ar profissional é importante buscar que ela conte com a utilização e integração com a identidade visual desta empresa. Procure utilizar o logotipo e elementos desta empresa em seus slides, para que o espectador esteja constantemente conectado com quem está tratando do assunto.

 

3 – Cuidado com a escolha das cores

 

É necessário ser muito cuidados no momento de escolher as cores que você irá utilizar em seus slides, muitas cores não possuem harmonia umas com as outras, ou uma cor pode acabar ofuscando a outra.

Busque encontrar equilíbrio entre as cores utilizados e você precisa sempre cuidar para que o contraste seja presente e eficiente. Na dúvida você pode sempre apostar no fundo claro e informações e letras escuros para que a sua apresentação em ppt seja legível para todos.

Cuide sempre para que não sejam utilizadas muitas cores vibrantes juntas, para que a informação não fique ofuscada ou gere cansaço ou desconforto aos presentes.

 

 

4- Seja simples e confiante

Os slides da sua apresentação não devem exibir todo o conteúdo a ser abordado, isto deve-se ao fato que a apresentação deve ser um apoio e não uma ferramenta de leitura. Se a ocasião necessitasse apenas de que fosse efetuada a leitura do texto você poderia disponibilizar o conteúdo aos presentes e poupar tempo e também pelo fato que uma quantidade muito grande de texto obrigará você a gerar uma enorme poluição visual nos slides, impedindo a correta utilização de tamanhos adequados das fontes.

Busque destacar nos slides os pontos chaves, fornecer ganchos sobre os pontos importantes e as frases de maior impacto do seu discurso. Também é recomendável que você evite ler o slide, demonstre confiança e que você domina o assunto abordado para cativar ainda mais o público.

 

5- Enriqueça a experiência

Apresentações que sejam muito longas e complexas e que contenham 100% de conteúdo empresarial ou corporativo, podem se tonar o pesadelo de qualquer espectador, tente enriquecer sua apresentação com histórias pessoais ou de interesse público que estejam ligadas ao tema.

Além de gerar interesse e empatia com o público este tipo de conteúdo fornece uma maneira de tornar o conteúdo mais interessante e próximo das pessoas que estão presentes.

 

6 – Fique sempre atento

 

É normal que você queira deixar a sua apresentação de power point rica e interessante e muitas vezes você ficará tentando a usar imagens que baixou da internet ou encontrou nas redes sociais, mas é preciso estar atento para os direitos autorais, principalmente se a sua apresentação é corporativa e atinge um grande público.

Algo muito comum quando estamos desenvolvendo uma apresentação é querer utilizar o humor como recurso, muitas vezes usando alguma imagem engraçada, mas é importante estar atento ao lançar mão deste recurso para que não perca o contexto ou utilize uma imagem que deixe alguém da plateia desconfortável. Evite imagens agressivas, de cunho sexual, machista ou misógino mesmo que isso seja sutil, tente sempre contar com o bom senso e manter o equilíbrio para fazer sua apresentação de empresa algo de sucesso.

 

7 – Ajuste a sua fala ao público

 

Você precisa saber para quem você esta falando, evite encher sua apresentação com termos muito técnicos e certifique-se que todos que estão lhe ouvindo tenham noção do assunto que esta abordando. Se for necessário a utilização de termos em outras línguas ou aspectos técnicos muito complicados, cuide para que consiga explanar bem este termo e deixar o público bem informado.

 

No fim das contas não adiantará ter uma apresentação com design impecável e aspecto corporativo e profissional, se quem está participando de seu evento não conseguir entender o que está sendo mostrado em seus slides.

 

8 – Esteja ligado durante sua apresentação

Leia com cuidado sua apresentação após ela estar pronta, procure se familiarizar com cada slide para saber onde você está em sua apresentação a cada slide que for apresentado.

Também é crucial prestar atenção ao seu público para saber se o ritmo e o conteúdo de sua apresentação está sendo eficaz, sempre haverá pontos que podem ser melhorados em futuras apresentações e aumentar a eficácia de seus power points bem como do seu discurso.

Outro detalhe muito importante é estar atento ao ritmo do seu discurso, dê tempo ao espectador para assimilar todo o conteúdo que tratou, bem como os recursos visuais presentes em seu slide, mas seja cuidadoso para não ter um discurso muito moroso e entediar sua plateia.

 

 

O checklist das apresentações de power point para empresas e profissionais:

– Tenha muito cuidado com as suas fontes de conteúdo, evite fontes duvidosas ou informações que não citem suas fontes.

– Busque utilizar cores que estejam alinhadas com a identidade visual da empresa em sua apresentação.

– Evite encher seus slides com muito texto, dê foco as chamadas ou frases chaves de cada parte de sua apresentação.

– Evite o uso descontrolado de vários tipos de fontes e busque manter as letras do slide de fácil leitura e com um tamanho que possa ser facilmente compreendidas.

– Mantenha o texto claro e alinhado com o público que está assistindo a sua apresentação.

– Evite um carnaval de cores e imagens, quando elas não sejam necessárias para entender algo relevante ao assunto que está sendo abordado.

– Observe com cuidado o espaçamento entre os textos e imagens em cada slide de sua apresentação, para que o público consiga localizar cada tema citado e seguir com seu raciocínio de forma organizada e clara.

O segredo das apresentações arrasadoras de power point

Antes de iniciar a produção de sua apresentação busque por modelos de slides e apresentações relacionadas ao seu tema ou nicho de mercado para verificar como quem possui mais experiência consegue se comunicar com este público.

Se você tem pouca experiência com o processo de produção ou com softwares de edição de imagens e busca por imagens profissionais em bancos, procure por ajuda. Contratar os serviços de uma agência especializada na produção de apresentações corporativas irá poupar muitos aborrecimentos e garantir que seu evento seja bem sucedido.

Contando com uma consultoria profissional você poderá focar mais em melhorar outros aspectos da apresentação como o seu discurso, bem como poderá ficar mais tranquilo quanto a clareza e valorização adequada de todo o seu esforço na produção do seu projeto.

 


1 Comentário de “8 passos para fazer um apresentação de empresa no power point”

  1. Pedro disse:

    Pessoal, o BeerOrCoffee lançou uma novidade e acho que pode ajudar muito algumas pessoas por aqui que trabalham de casa!

    Já pensou poder trabalhar cada dia em um coworking diferente, pagando até 60% menos e ainda se conectar com pessoas incríveis? 😀

    Aproveitem e testem o dia grátis! https://www.beerorcoffee.com/coworking

Faça seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: backlinks | Thanks to Haftetiketten, car insurance and how to fall asleep