Dicas para melhorar seu perfil no LinkedIn

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É quase uma obrigação para quem trabalha com web, ter um perfil em todas as redes sociais para conhecer os projetos e um dia poder oferecer a clientes e claro aumentar sua rede de contatos. Uma dessas ferramentas é o Linkedin, que assim como o twitter e o facebook, vem ganhando espaço cada vez mais na internet. Aliás eu acho que o linkedin é uma das redes sociais mais úteis que tem, por oferecer algo de qualidade, algo profissional e não ter tanta bobagem como vemos por ai em outras redes.

Abaixo um texto excelente do Rui Pedro Caramez, que fez ao Webinsider
, sobre boas práticas para melhorar seu perfil no linkedin e obter sucesso nesta rede profissional.

Com o crescimento das relações virtuais profissionais, é preciso relembrar algumas das boas maneiras para estar neste espaço e poder rentabilizar ao máximo a nossa presença, cumprindo todas as regras da boa etiqueta. Assim, destacamos 30 regras espalhadas pelos mais variados espaços e campos do LinkedIn.

Perfil
1. Nunca incluir informações falsas no perfil: menções a empresas onde não trabalhou, skills que não possui, etc.

2. Deve-se incluir fotografia profissional associada ao perfil e evitar avatares ou imagens manipuladas.

3. Sempre atualizar as suas informações após mudança profissional.

Convites
4. Enviar convites com texto personalizado, incluindo as razões para o convite.

5. Sempre agradecer pelos convites e enviar uma mensagem de apresentação profissional.

6. Nunca fazer convites afirmando ser AMIGO de uma pessoa que ainda não conhece!

Recomendações
7. Evitar pedir uma recomendação a alguém que não conhece pessoalmente ou com quem nunca tenha trabalhado.

8. Evitar receber / redigir recomendações a membros da família ou amigos somente para constar no Perfil LinkedIn.

9. Após receber uma recomendação, é interessante entrar em contato e fazer algum comentário.

Mensagens
10. Abolir o spam. Incomodar seus contatos com assuntos irrelevantes ou com mensagens não personalizadas é péssimo.

Exemplo 1: “Eu preciso de um emprego. E-mail para: desperado@arasca.com”.

Exemplo 2: “Compre, compre agora, compre barato…” (sem desenvolver qualquer comunicação com o novo contato LinkedIn).

11. Não incluir um membro da rede a uma mailing list da empresa, simplesmente porque está conectado no LinkedIn.

12. Sempre responder aos contatos recebidos.

Atualizações de estado
13. Evitar usar a atualização de estado para “tweets”! Atentem à conversa / assunto que trazem neste espaço. Deve-se moderar a sua frequência! Analise que tipo de assunto recebe maior atenção pela sua rede de contatos.

Introduções
14. É recomendável fazer introduções a outras pessoas. Interaja sempre que achar importante.

Eventos
15. Lançar não-eventos, ou seja, atividades regulares que decorrem durante um longo período de tempo é uma má prática. Normalmente é uma venda de produtos e serviços dissimulada.

LinkedIn answers
16. Não faça perguntas banais ou com o sentido de fazer sales-pitch.

17. Evite usar as respostas às perguntas para fazer publicidade à sua empresa / produto.

Linkedin empresas
18. Nunca recomende produtos ou serviços de empresas “amigas” apenas para ficar bem na página institucional.

Grupos
19. Sempre leia as regras do grupo.

20. Tenha bom senso e ponderação ao efetuar a divulgação de eventos, serviços ou produtos na área das discussões.

21. Não lance ofertas de emprego na área das discussões.

22. Não lance discussões com links para venda de produtos / serviços.

23. Os membros dos Grupos abertos LinkedIn que claramente não pertencem aos grupos = má prática.

24. Nunca se juntar aos grupos exclusivamente para autopromoção, deve-se trocar ideias e compartilhar conhecimento.

25. Evite fazer comentários sobre discussões ou perguntas sem valor agregado.

26. Nunca colocar uma discussão em grupos dizendo: “Por favor, contratem-me!”

27. Evitar colocar mensagens que não estejam alinhadas com o contexto da comunidade.

28. Nunca postar mensagens com conteúdo agressivo, que denigra pessoas e empresas ou que não contribuam com o contexto da comunidade.

29. Evite respostas a discussões sem ligação ao assunto.

Sondagens
30. Criar sondagens sem sentido ou fundamento e com intuitos assumidamente comerciais é uma má prática (Qual a melhor solução em informática? a) a minha? b) a minha? c) ou a minha?

Vi no Webinsider


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