Webinsider – Seis tendências do marketing digital em 2013

O início do segundo semestre de 2012 foi marcado por uma série de eventos mostrando novidades e tendências do marketing digital para empresas de todos os portes. Veja aqui seis principais oportunidades em 2013 para você possa avaliá-las desde já no seu planejamento e ficar um passo à frente da concorrência.

1. Mobilidade e sites responsivos
Segundo projeção da IDC, o Brasil deverá ser o quarto maior mercado de smartphones do mundo até 2016, o que significa mais pessoas acessando a internet por meio de aparelhos móveis. Sinal de que é preciso começar já a adaptar o seu site para ser acessado com facilidade em celulares e tablets.

Novas tecnologias já permitem desenvolver com facilidade sites “responsivos”, que se ajustam automaticamente suas páginas ao tamanho da tela em que estão sendo exibidos.

A velocidade de carregamento deve ser uma das preocupações, segundo Larry Allen, VP de desenvolvimento de negócios do RealMedia Group, pois cada segundo a mais de carregamento representa 7% a menos de conversão.

2. E-commerce portátil
As recomendações sobre mobilidade valem sobretudo para os sites de e-commerce. De acordo com a Câmara e-Net, houve crescimento de 400% nas compras realizadas por celulares e tablets somente no primeiro semestre de 2012 e esses números devem continuar em rápido crescimento nos próximos anos.

O desafio do varejo é adaptar suas lojas aos aparelhos móveis, de modo que tenham a mesma facilidade de acesso, navegação e pagamento que suas versões para desktop e notebooks.

3. Conteúdo touch
O enorme sucesso da tecnologia touch iniciada com o iPhone, que se estendeu para o iPad e hoje domina os aparelhos móveis tende a ser assimilada também pelos desktops e notebooks, como já deu a entender a Microsoft com o Windows 8.

O desafio para as empresas, portanto, é adaptar o conteúdo a esse novo formato. Isso significa pensar em formas inovadoras das pessoas acessarem e interagirem com textos, imagens, fotos e vídeos. Um exemplo dessa nova tendência o site Flipboard, uma rede social em que cada usuário personaliza tanto as fontes como também o formato em que são apresentados.

4. TV + internet + redes sociais
Segundo o estudo Social TV, do Ibope Nielsen Online, um em cada seis brasileiros navega na internet enquanto assiste à televisão.

Esse comportamento tem um grande impacto na interação entre conteúdo das mídias e o telespectador/internauta, que pode ver uma oferta na TV e imediatamente fazer uma pesquisa para comparar preços. Ou trocar ideias com os amigos nas redes sociais sobre o capítulo da novela enquanto está assistindo, o que permite que se conheça os diferentes graus de interesse do enredo e dos personagens.

5. Marketing estratégico
Lidar com este novo cenário requer também mudanças na gestão do marketing digital. Will Margiloff, CEO da Ignition One, ressalta que para a área ganhar papel estratégico, tem de estabelecer como metas:

  • simplificar e integrar plataformas de tecnologia (como por exemplo as diversas redes sociais);
  • planejar, desenvolver e executar as ações de forma a criar sinergia, ao invés de se focar em determinados canais;
  • e fazer uso dos dados obtidos através de ferramentas de business intelligence e CRM.

6. Games e aplicativos
O poder de retenção, viralização e engajamento dos games sempre representou um enorme potencial para o marketing, porém restrito ao “relativamente” pequeno universo de jogadores.

Mas a popularização da internet, o lançamento do Nintendo Wii (que revolucionou o conceito de jogos eletrônicos, tornando-os simples e acessíveis para pessoas de todas as idades), a explosão das redes sociais e dos smartphones e tablets vêm transformando os games em recurso perfeito para as empresas e marcas interagirem com potenciais consumidores e clientes.

Apesar de ser o quarto maior mercado de gamers do mundo, com 61 milhões de jogadores somente na internet, as iniciativas em advergames ainda são bastante tímidas, o que abre um grande potencial de oportunidades para as empresas que investirem nessa forma dinâmica de marketing digital.

Vi essa super matéria feita pelo Silvio Tanabe no Webinsider


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